quinta-feira, 8 de maio de 2014

A NOSSA COBIÇADA SERRA DO JAPI ! ! !

Secretário de Cultura, Tércio Marinho, visitando toda a Fazenda Ermida, que chega até a área tombada da Serra do Japi, para parcerias entre a prefeitura local e a Fundação Cintra Gordinho.

Autoridades da prefeitura entregando o projeto de lei à Câmara Municipal, aprovado a toque de caixa, que autoriza o executivo a receber a doação de 215 mil m2 da Fundação Cintra Gordinho.

O trabalho da Fundação Cintra Gordinho em Jundiaí começou em 1957 quando o casal Antônio e Antonieta Cintra Gordinho decidiu oferecer educação de qualidade e gratuita para as crianças. Hoje ela atende 1.500 alunos da educação infantil até o ensino técnico em 6 (seis) unidades educacionais. Porém, os ideais do casal fundador estão seriamente ameaçados pelos olhos gordos da especulação imobiliária de Jundiaí cujos principais protagonistas são velhos conhecidos de todos nós. Nos 20 anos de gestão tucana, a Fazenda Ermida, com extensão de 13 milhões de m2, já foi alvo da sanha imobiliária em nossa cidade. No ano passado, como vemos na foto, autoridades municipais estiveram visitando a escola da fundação sob o argumento da efetivação de parceria e assim poder ampliar as atividades sócio-educativa e cultural da prefeitura. Agora é essa história da doação de 215 mil m2, por parte da fundação, para a instalação deste Parque Tecnológico sob a responsabilidade da prefeitura local. E o pior. O projeto do tal parque chegou em cima da hora na última sessão da Câmara Municipal para ser aprovado a toque de caixa, como foi o costume nas duas décadas de domínio tucano. Caros amigos, tem dente de coelho nessa história. Esse Parque Tecnológico está nos parecendo uma cortina de fumaça para outros negócios milionários que poderão envolver este monumento inestimável que é a Fazenda Ermida e outros santuários ecológicos da cidade. É preciso lembrar que os bens de uma fundação são inalienáveis sendo que a cessão destes só pode ser feita com autorização judicial e da curadoria das fundações ligada ao Ministério Público. Vale lembrar ainda que a exploração econômica dos bens de uma fundação viola o artigo 62 do Código Civil que mostra esta exploração econômica na forma de um desvirtuamento da finalidade principal do patrimônio da fundação.

terça-feira, 6 de maio de 2014

O INVERSO DO CONTRADITÓRIO ! ! !

FOTO: Vereador Marcelo Gastaldo, líder no legislativo do prefeito Pedro Bigardi, acompanhado pelo ex-prefeito Miguel Haddad.

Em Jundiaí a maioria dos nossos políticos aceitam o contraditório só quando lhes convém. Quando a crítica contraria os seus interesses políticos eles são os primeiros a tentarem eliminar a liberdade de expressão. Recentemente fizemos uma crítica neste blog a respeito de obras que foram realizadas no bairro do CECAP capitaneadas pelo vereador Marcelo Gastaldo. Nós estranhamos o fato de uma pequena rua sem saída ter sido toda asfaltada uma vez que nesta rua moram familiares do nobre vereador. Também estranhamos a construção, pela prefeitura, de um estacionamento em um terreno em frente à igreja do CECAP onde foram usados equipamentos públicos pagos com o dinheiro público para a construção deste estacionamento a ser utilizado pela igreja, uma entidade privada. A respeito deste nosso estranhamento, o edil em questão está movendo um processo judicial contra este blog por danos morais. Ao invés do nobre vereador querer pressionar este blog com processos na justiça, ele deveria é prestar contas de seus atos ao povo de Jundiaí. Por exemplo: 1) Por que até hoje o vereador, que apoiou o PSDB, não contestou nem uma vírgula sequer a respeito dos quase R$ 50 milhões pagos ao publicitário Duda Mendonça pela administração Miguel Haddad ? 2) Por que até hoje o vereador, que apoiou o PSDB, não contestou a indústria da multa em Jundiaí levada a cabo por empresas acusadas pela Rede Globo de participarem da chamada "máfia dos radares" ? 3) Por que até hoje o vereador, que apoiou o PSDB, não contestou a presença em Jundiaí durante 10 anos da empresa Geraldo J. Coan acusada pelo Ministério Público de pertencer à chamada "máfia da merenda" ? 4) Por que até hoje o vereador, que agora apóia o PCdoB/PT, não se manifestou sobre o superfaturamento da merenda escolar praticada pelo atual governo municipal e apontada pelo Ministério Público ? 5) Por que até hoje o vereador, que agora apóia o PCdoB/PT, não se manifestou sobre os enfeites de natal que custaram R$ 1,4 milhão ao erário municipal ? Pois é. É muito mais fácil o vereador Marcelo Gastaldo tentar intimidar este blog com processos judiciais do que cumprir o seu papel constitucional de fiscalizar o executivo e prestar contas ao povo de Jundiaí sobre o seu trabalho parlamentar. Uma lástima.