quinta-feira, 15 de maio de 2014

O PROBLEMA AMBIENTAL CONTINUA ! ! !

A cachoeira do Trial, que também faz parte do enorme patrimônio da Fundação Cintra Gordinho, está integrada no santuário ecológico da Serra do Japi. Esta é uma das inúmeras cachoeiras da serra que são "protegidas" pela Guarda Municipal. Fomos um pouco mais fundo nesta questão toda das cachoeiras e descobrimos coisas arrepiantes. As pessoas que querem visitar as cachoeiras são impedidas pela GM de passar do bloqueio feito pela guarnição na entrada principal. Só que isso é ilegal já que a lei diz que são permitidas atividades de ecoturismo, de recreação e de lazer na área de amortecimento da serra, onde se encontra a cachoeira do Trial. Mais ainda. Pasmem. A empresa Danone quer repetir o sucesso do iogurte Activia com a sua água Bonafont, que é vendida somente no Estado de São Paulo. Acontece que esta água utilizada e engarrafada pela empresa está sendo retirada do subsolo na região da Serra do Japi pela Mineração Joana Leite Ltda., adquirida pela Danone, que diz ter autorização federal para retirar a água. O endereço da mineração é o mesmo da filial da empresa Bonafont no bairro do Medeiros. Acham que acabou ? He He He. Tem mais. Um grupo de ambientalistas conseguiu uma autorização para ir até a cachoeira do Trial. No dia e hora marcado para tal, ao chegarem no posto da guarda, estavam aguardando os visitantes um destacamento enorme da Guarda Municipal junto com uma base móvel da Polícia Militar. Aconteceu o que se esperava. De maneira truculenta, estas forças policiais ali presentes agrediram os ambientalistas com spray de pimenta e cassetetes à vontade. Esta violência toda é para proteger a serra ou aqueles que estão de olho gordo na serra ? Seja qual for a resposta nada justifica as agressões intoleráveis realizadas pela GM contra o grupo de ambientalistas. Confiram abaixo alguns detalhes muito interessantes sobre o tema:

Mapa da Cachoeira do Trial e as questões legais sobre a serra.

Rótulo da água da Danone mostrando o seu endereço em Jundiaí.

Filial da empresa Bonafont localizada no Medeiros em Jundiaí.

Vídeo gravado pelos ambientalistas mostrando a truculência e as agressões inaceitáveis levadas a cabo pela Guarda Municipal.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

A VERDADE COMEÇA A APARECER ! ! !

No post anterior revelamos a nossa preocupação a respeito desta doação de 215 mil m2, por parte da Fundação Cintra Gordinho, para a instalação do Parque Tecnológico sob a responsabilidade da prefeitura local. Dissemos que a doação parecia uma cortina de fumaça para outros negócios milionários que poderiam envolver este monumento inestimável que é a Fazenda Ermida e outros santuários ecológicos da cidade. Dito e feito. Informações acabam de chegar a este blog sobre um mega loteamento que está em franco desenvolvimento em uma área da referida fundação cujo empreendedor é a empresa Rodrigues e Marcondes Empreendimentos e Participações Ltda. E o pior. O alvará de execução deste loteamento data de 27/12/2013, ou seja, em plena gestão do "governo da mudança" do PCdoB/PT. Isso quer dizer o seguinte: deste loteamento até a Serra do Japi será um mero pulinho. Infelizmente a boa e velha Política S/A de Jundiaí continua a todo o vapor. Será que todos iremos assistir, em um futuro breve, o desmantelamento ambiental da cidade ? Por onde andam as nossas entidades ambientais de Jundiaí, principalmente o COMDEMA e o Conselho Gestor da Serra do Japi ? Calaram-se por quê ? Como é que pode uma fundação dispor de seu patrimônio, cujo objetivo é educar crianças carentes, para a realização de um mega empreendimento imobiliário que obviamente visa lucro ? Que tristeza. Para ilustrarmos melhor este desastre ambiental que se aproxima, segue abaixo mais algumas fotos tiradas da região do magnífico empreendimento:

Dados sobre o loteamento milionário sendo realizado pela empresa Rodrigues e Marcondes Empreendimentos e Participações Ltda. com a Fundação Cintra Gordinho, entidade sem fins lucrativos.

Tratores em plena atividade já estão preparando o terreno.

Proibida a Entrada. Menos a dos empreendedores imobiliários.

Placa apontando a existência de animais silvestres na região.

Córrego da Ermida assoreado pelas obras do loteamento.

Há 2 anos nesta mesma região um incêndio monstruoso queimou toda a vegetação do local. Moradores do condomínio Ecovillage chamaram os bombeiros por volta da meia noite. Eles apareceram naquele local apenas às 7 horas da manhã do dia seguinte. Nesta mesma época o jornal O Estado de São Paulo denunciou a intenção da Fundação Cintra Gordinho de construir hotéis e condomínios em sua propriedade. Além de assistirem ao vídeo, que mostra o incêndio na área, leiam também a reveladora matéria do Estadão sobre esta questão no link abaixo:

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,jundiai-estuda-liberar-hoteis-na-serra-do-japi,831489,0.htm