sábado, 18 de abril de 2015

QUARTO CENTENÁRIO ! ! !

O povoamento do sertão de " Mato Grosso de Jundiahy ", como era denominado o extremo território ao norte da vila de São Paulo, que hoje compreenderia a região de Jundiaí, Campinas e todo o nordeste do estado até a divisa com Minas Gerais no Rio Grande, iniciou-se próximo ao Rio Jundiaí com a chegada do casal Rafael de Oliveira e Petronilha Rodrigues Antunes, em 1615, que deram ao povoado a denominação de " Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí ".

Esse fato mostra o quanto tem estado equivocadas as autoridades de Jundiaí nas últimas décadas comemorando a fundação da cidade em 1655, ano em que este município foi elevado à condição de " vila ". Depois a elevação à cidade ocorreu na data de 28 de março de 1865.

Diante deste fato deveríamos estar comemorando neste glorioso ano de 2015 o quarto centenário da fundação de Jundiaí com muita festa e alegria de todo o povo jundiaiense. Mas infelizmente não é isso o que acontece por não termos administradores públicos com o mínimo conhecimento político e histórico da cidade. Ao invés de vivermos um ano com muitos festejos a prefeitura está querendo plantar árvores e colocar bancos de jardim na rua Barão de Jundiaí entendendo ser este um projeto " arrojado " e " progressista " de planejamento urbano.

É como dizia o escritor e pensador do romantismo alemão, Goethe : "Nada é mais assustador do que a ignorância em ação".

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro César,
Pelas minhas contas, o quarto centenário de Jundiaí só poderá ser comemorado em 2.265. Vejamos:

1965: 100 anos
2065: 200 anos
2165: 300 anos
2265: 400 anos

Quem fez essa conta? O Orlato?

cesar tayar disse...

Caro anônimo das 12:14 - O 4° centenário de Jundiaí não é em relação à elevação do município à categoria de cidade e sim relativo à sua fundação, que ocorreu em 1615 quando Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes aqui chegaram e deram ao povoado a denominação de " Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí ".

Anônimo disse...


Já sei em quem votar para prefeito de Jundiaí!

Vou votar em quem prometer tirar os ônibus do centro, sim, aquele que sobe da praça da Bandeira, Barão do Triunfo, Senador Fonseca, etc e tal!

PPPOOORRRAAA, alguém ainda não deu conta, que esses ônibus atravancam o centro de Jundiaí?

Anônimo disse...

César, tô pensando seriamente a financiar seu jornal. Não aguento mais um dia o Bigardi. Tem que arrebentar com este teaîra.